quarta-feira, 23 de junho de 2010

SÉRIE - O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS




Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias, escrita por Douglas Adams, vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. A série conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seus livros, que tratam em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

O primeiro livro da série, adaptado para o cinema em 2005, contou com a direção de Garth Jennings e com os atores Mos Def no papel de Ford Prefect, Martin Freeman como Arthur Dent e Alan Rickman na voz do rôbo depressivo Marvin.




O Guia do Mochileiro das Galáxias


Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect escapam da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

O Restaurante no Fim do Universo


O que você pretende fazer quando chegar ao Restaurante do Fim do Universo? Devorar o suculento bife de um boi que se oferece como jantar ou apenas se embriagar com a poderosa Dinamite Pangaláctica, assistindo de camarote ao momento em que tudo se acaba numa explosão fatal? A continuação das incríveis aventuras de Arthur Dent e seus quatro amigos através da galáxia começa a bordo da nave Coração de Ouro, rumo ao restaurante mais próximo. Mal sabem eles que farão uma viagem no tempo, cujo desfecho será simplesmente incrível. O segundo livro da série de Douglas Adams, mostra os cinco amigos vivendo as mais inesperadas confusões numa história cheia de sátira, ironia e bom humor. Com seu estilo inteligente e sagaz, Douglas Adams prende o leitor a cada página numa maravilhosa aventura de ficção científica combinada ao mais fino humor britânico. Uma verdadeira viagem, em qualquer um dos mais improváveis sentidos.


A Vida, o Universo e Tudo Mais


Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina. Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado; salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit. Este é o terceiro volume da ‘trilogia de quatro livros’ de Douglas Adams. Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.


Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes!


Este livro encerra a série que traz o inglês Arthur Dent e o extraterrestre Ford Prefect como protagonistas de loucas aventuras espaciais. Depois de viajar pelo Universo, ver o aniquilamento da Terra, participar de guerras interestelares e conhecer as mais extraordinárias criaturas, Arthur está de volta ao seu planeta. Tudo parece igual, mas ele descobre que algo muito estranho aconteceu na sua ausência. Curioso com o fato e apaixonado por uma garota tão estranha quanto o que quer que tenha acontecido, ele parte em busca de uma explicação. Com sua peculiar ironia e seu talento aparentemente inesgotável para inventar personagens e histórias hilariantes – embora altamente filosóficas -, Douglas Adams presenteia o leitor com uma obra capaz de nos fazer refletir sobre o sentido da vida de uma forma bem diferente da habitual. Intercalando momentos cômicos com imagens e descrições altamente poéticas, ‘Até mais, e obrigado pelos peixes!’ fecha com chave de ouro essa ‘trilogia de quatro livros’ que já levou os leitores a conhecerem situações altamente improváveis e a viver momentos de reflexão e de pura diversão.


Praticamente Inofensiva


‘Praticamente Inofensiva’ é tão polêmico quanto seu criador. Muitos o consideram o último volume da série ‘O Mochileiro das Galáxia’ e outros afirmam tratar-se de um título independente, que apenas utiliza os mesmos personagens. Parte dessa controvérsia se deve aos 13 anos que separam este livro da primeira aventura de Arthur Dent, já que Adams iniciou a coleção no final dos anos 1970 e somente em 1992 retomou a história. As inúmeras mudanças políticas, culturais e, principalmente, tecnológicas que aconteceram nesse período influenciaram os rumos da narrativa e tornaram Praticamente Inofensiva uma obra singular. Mas, em vez de perder o tom, Adams parece ainda mais irônico e profundo ao divagar sobre a vida, o Universo e tudo mais. Situações hilárias, personagens imprevisíveis, descrições poéticas e paisagens surrealistas se mesclam com perfeição, resultando numa trama cheia de suspense, comédia e filosofia. Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos. ‘Praticamente Inofensiva’ é o toque final de Adams nessa divertida história. Não importa se faz parte da ‘trilogia’ ou não – ele é o último presente do autor para os mais de 15 milhões de fãs que adotaram sua obra como ícone de uma geração.